KAYRA XAVIER REINA A FRENTE DA SWING DA FÚRIA



Fantasia

As rainhas de bateria foram o centro das atenções nos desfiles das escolas de samba no Sambão do Povo com os seus figurinos ousados e luxuosos. Kayra Xavier, rainha de bateria da escola São Torquato dividiu opiniões ao usar uma fantasia de 20.000,00 (vinte mil reais) toda bordada em pedras Swarovski, rivolis, chatons (mini pedrarias) e penas de faisão, como informa o carnavalesco Osvaldo Garcia Junior.
De acordo com Osvaldo, a fantasia da rainha retrata a deusa Lakshmi compondo o enredo: “Na busca pela sabedoria meu caminho é independente”, e é complementada pela bateria que acompanha o tema trazendo os componentes vestidos de Filhos de Ghandi. Este conjunto representa a sabedoria oriental. Osvaldo teve como fundamento a existência de uma controvérsia: “os gregos afirmavam que a inteligência era grega e a sabedoria oriental”.







Kayra no desfile 2017

Comentário do Blog - A Fantasia está totalmente inserida no enredo que remete à antiga sabedoria indú, tendo a beleza e a graça da Kayra complementado este tema apaixonante e misterioso. Como sabemos, não há um fundador dessa cultura, o Hinduísmo, na verdade, se compõe de toda uma intersecção de valores, filosofias e crenças, derivadas de diferentes povos e culturas. Na Índia prezam por uma transformação interior e de realização pessoal que se sobrepõe a tudo como forma de conhecimento, através de suas crenças nos deuses e deusas.
Concordamos que a escolha da deusa Lakshmi ou Laxmi para a fantasia de Kayra foi perfeita, pois esta deusa é a personificação da beleza, da fartura, da generosidade e principalmente da riqueza e da fortuna. A deusa Lakshmi é sempre invocada para amor e poder. Ela é o principal símbolo da potência feminina, sendo reconhecida por sua eterna juventude e formosura. Dessa forma se justifica o figurino ser luxuoso e de uma criação bem detalhada e colorida como a que vimos usar a rainha de bateria da São Torquato, primeira escola a entrar na noite da última sexta-feira, 17/02, do Grupo A.
Trajetória de Kayra no Carnaval Capixaba
Kayra tem 21 anos e desde os 9 anos está ligada ao carnaval capixaba, uma vez que seu pai sempre compôs uma diretoria e sua mãe, Vera Xavier, é musa da escola Boa Vista. Apesar de toda essa bagagem é a primeira vez que se apresenta como rainha de uma bateria. Kayra já desfilou nas escolas Juventude Muquiçaba (Guarapari), Barreiros, Andaraí, Piedade, São Torquato e Boa Vista.

Sobre sua estreia como rainha de bateria, Kayra explica que o convite partiu de última hora, mas não teve dúvidas em aceitar e sempre esteve ciente da importância de sua posição frente à bateria Swing da Fúria. “Tenho enorme carinho pela São Torquato que me acolheu bem, juntamente com a minha família no ano de 2015, quando minha mãe foi rainha dessa escola”, finaliza.

Ensaio Técnico 2017, São Torquato

Ensaio Técnico São Torquato com a Swing da Fúria

No "Encontro das Rainhas" 2017, na Boa Vista

Carnaval 2016, São Torquato

Ensaio Técnico 2016, com Xavier, seu pai e Vera, sua mãe.

Ensaio Técnico 2016, São Torquato

2 comentários:

  1. Essa gatinha é lindíssima, estava maravilhosa na avenida, fantasia perfeita. Amei, Kayrinha, volte em 2018 arrebentando como sempre.

    ResponderExcluir
  2. Kayra, Vera e Xavier, fiquei muito feliz em participar desse trabalho do blog sobre a participação da Kayra no carnaval, e acreditem, foi fácil por ela já ter uma história dentro do nosso carnaval. Fui conferir pessoalmente na avenida e o visual estava incrível, digna de uma deusa realmente. Toda a família, o carnavalesco e o confeccionista estão de parabéns. Abraços.

    ResponderExcluir