CARNAVAL DE ST. MARTÍN - CARIBE

  BLOG DO DICESAR NO CARNAVAL DE     ST. MARTÍN - CARIBE





"St. Martín Smiling again"- St. Martín sorrindo novamente, esta frase está estampada em todas as camisetas e cartazes na cidade de Marigot onde teve inicio os festejos do carnaval. Carnaval é festa em qualquer lugar do mundo, e nem mesmo um furacão da categoria máxima como o IRMA, que passou pelo Caribe em setembro último, destruindo grande parte da ilha, foi capaz de cancelar o evento que terminará no final de abril na cidade de Philipsburg.

O carnaval de St. Martín diverge do carnaval brasileiro em número de apresentações. Enquanto no Brasil são apenas três dias de desfiles oficiais, em St. Martín ele acontece entre os meses de fevereiro a abril, com apresentações semanais todos os sábados e domingos em variadas localidades. Isso não é de se estranhar, uma vez que a ilha vive basicamente de turismo.

Mulheres lindas, nativas ou não, mostram o corpo em fantasias que lembram as do carnaval brasileiro em cores e detalhes. E aqui, as "parades", como chamam os desfiles, são compostas por vários grupos representando comunidades de diversas nacionalidades.

Ritmos caribenhos com alguma similaridade com o samba brasileiro são apresentados por pequenas baterias em um mesmo desfile através de instrumentos musicais como os de nossas escolas de samba. Mas um instrumento em particular me chamou a atenção. Um componente usava uma enorme concha para retirar um som que lembra muito o som da nossa cuica.


Tirando o som da concha



Banda, similar as baterias no Brasil


A ilha de San Martín é uma ilha dividida em dois territorios desde 1648. O lado norte pertence a Franca (capital Marigot), e o sul pertence a Holanda (capital Philipsburg), com fronteiras livres e aproximadamente 92 mil habitantes vivendo em 87 km2 no total. Faz calor o ano todo, porém alta temporada é de dezembro a abril quando chove menos e há vários eventos acontecendo na ilha. De julho a novembro é época de furacões.

Uma curiosidade: nas fronteiras podemos ver três bandeiras. Uma do lado holandês, outra do lado francês e uma terceira pertencente a ilha no geral.

Saint-Martin francês é francesa mesmo. Fala-se francês, gastronomia francesa, placas de carro da União Européia e a moeda oficial é o Euro. Os São Martinhenses são oficialmente franceses os que nascem do lado francês da ilha. Na Saint Maarten holandesa fala-se holandês e a moeda oficial é o Florin das Antilhas, mas pode-se usar dólares americanos e falar em inglês e espanhol nos dois lados.

As opções gastronômicas são variadas, ontem mesmo comí um Carpaccio of beef com French Fries (batatas fritas) e salad . As comidas mais comuns da ilha são:
_Acras - bolinhos de bacalhau;
_Jacks - peixes fritos;
_Locri - arroz apimentado com frango e vegetais;
_Frutos do mar.

Os drinks são feitos com Rum em todos os coquetéis da ilha e de todo o Caribe. O mais famoso em St. Martin é o "Ti Punch", feito com rum, açúcar e limão; que lembra em tudo a nossa famosa Caipirinha.

Aqui tem os "Lolos" que são formatos de restaurantes muito típico da ilha. Este nome significa "local" ou low cost (baixo preço). Lolos são quiosques simples, parcialmente a céu aberto, próximos ao mar, como as barracas das praias brasileiras, e que servem comida creoula, e no dia-a-dia é onde os São Martinhenses costumam almoçar e jantar.

Também me deparei com restaurantes e hotéis que ficam em um "Cul-de-Sac", curiosa expressão de origem francesa muito utilizada por aqui, que traduzindo literalmente significa "fundo de saco". A tradução mais utilizada em português seria "rua-sem-saida".

Para os brasileiros interessados em curtir o carnaval em St. Martin no próximo verão, saibam que não precisam de visto para entrar na ilha, mas precisa ter o passaporte válido. O fuso horario é VTC/GMT-4, voltagem 220v, St. Martin (SMX), com vôos diários partindo de várias cidades brasileiras.




GALERIA DE FOTOS









Eu entrei no meio de carnaval de rua rsrs só um pouquinho 









 Alguns prédios depredados pelo Irma










 A comunidade chinesa da ilha se apresentou lindamente, com música chinesa no meio do carnaval, foi divino














 Esta é tipo rainha do desfile.




 Bandeira da república Dominicana, eles são fortes aqui













Destaque



Carro alegórico




Marinete Coelho

correspondente internacional, 

direto da Ilha de San Martín, Caribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário