terça-feira, 19 de abril de 2016

NOVO IMPÉRIO - CONCURSO SAMBA ENREDO 2017








A Novo Império lança seu enredo para 2017 e divulga sinopse para o concurso do samba.

Enredo:
“A CURA PARA O MUNDO ESTÁ AQUI! VITÓRIA, UM MANTO CHEIO DE ESPERANÇA”
O regulamento e datas do concurso serão divulgados oportunamente.



Sinopse:
Autor: Jorge Caribé

 A Floresta, fonte inesgotável de sabedoria e mistérios. Nela escondem-se cultos ancestrais originários de povos de culturas milenares, a crença nas ervas e na essência de plantas e flores. Tudo na mata tem vida e respira e nos faz respirar, desde o chão, rico em nutrientes orgânicos que alimenta fortes e frondosas árvores que abrigam espíritos protetores do mundo, e curiosos seres que sugam e alimentam-se de plantas, tanto animais famintos e ferozes quanto nós, seres humanos que necessitam da floresta para respirar, nos alimentar e proteger. Nesta grande nave verde, temos a certeza de que há milênios os negros, com grande sabedoria e resistência, cultivam rituais religiosos acreditando na cura de seu povo, através de banhos, unguentos, caldos e magias para confortar a todos, com folhas maceradas, piladas ou embebidas em álcool natural e água límpida das nascentes, preparavam banhos e bebidas para adquirirem a cura, folhas reservadas somente aos grandes curandeiros, que recebiam nomes como Elesijé, Babá Ewe ou YaOsaim, sacerdotes responsáveis pala sabedoria das ervas e seu significado; para que serviam cada uma das folhas, nesta cultura criaram mitos e ritos surgindo divindades mágicas em seus cultos, com a fé, crença e respeito. Surgiram na África em diferentes religiões, Orixás com diferentes nomes para com eles reverenciarem o pai da floresta:

Osain vindo do Iraó
Cátende vindo da Angola
Ágüe divindade DaHomeana
Elesijé o curandeiro de Jêje
Aburo vindo do Alaketu
Abudá vindo de Ilejsa
Com a crença cada vez mais forte na religião das folhas, os negros não perderam a fé nem quando, num dos momentos mais terríveis de suas vidas, a travessia África/Brasil, não esmoreceram e nem deixaram abater, chegando ao nosso continente e implantando sua sabedoria e costumes religiosos, unindo ainda mais a sua força.
Ao chegarem, deparam-se com o desconhecido amedrontador, mas algo lhe era familiar, o infinito mundo verde das folhas, caules e flores, cascas e sementes, o colorido da floresta brasileira, que acolhia com canto, dança e indumentária natural tribal e culta entre os gritos dos animais e o coaxar das águas, protegidas por divindades caboclas, seres indígenas com grande sabedoria, desnudas e destemidas, sem o medo do novo e não se deixando escravizar. Uniram-se culturas, misturaram rituais, e nessa magia oriunda e coordenada por Deus, os povos negros passaram a conhecer novos Deuses e seres encantados, que caminhavam da mesma fé e crença no poder das ervas, embrenhando-se mata adentro, conheceram pajés e caciques responsáveis dos cultos e segredos nativos, pajelanças e rituais fúnebres ou de nascimento, folhas sagradas para afastarem espíritos maus ou aproximação de energia boa, folhas que curavam mordidas de animais ou beberagem que curavam inflamações ou mal súbito, incensos e defumadores para purificação de ocas e rituais festivos dos Deuses brasileiros.
Com casacas medicinais e sementes, garrafas para todos os tipos de doenças assim negros e índios criaram religiões tipicamente brasileiras, plantando o futuro da nação.
E o tempo passou... A escravidão acabou... Os índios quase dizimados... Mas a herança firme e rica em seu propósito resiste e vive nas almas de poderosas velhas negras que simbolizam a imagem do folclore nacional. As vovós persistentes de descendentes das guerreiras africanas implantam seu culto. E respeitadas, são procuradas por todos para a cura através das folhas e rezas, de quebranto, mau olhado, espinhela caída e tantas crendices.
Com chás e rezas, banhos de fumaças,as doenças vão se dissolvendo e o conhecimento se firmando e aumentando o interesse de povos evoluídos em acreditar que a cura de novas doenças está nas ervas, e mais propriamente falando, nas folhas milagrosas das florestas da mata atlântica. Com milhares de exemplos: a novalgina, alcachofra, folhas sensitivas e anestesias em comprimido para dores e anti-inflamatórios, xaropes de folhas, cremes e pomadas a base de folhas, e flores, sabonetes e perfumes e etc.
A indústria farmacêutica explora em busca da cura do câncer, quase finalizada, a cura para doenças degenerativas, contagiosas e alérgicas, e a tão sonhada cura da AIDS, que hoje parece ser a pior das doenças que assombra a humanidade e é pior acreditar em tudo isso que escrevi e transformei esse sonho em realidade, para que através do carnaval, festa de veículos mundiais, sirva de alerta e incentivo para que governantes, empresários e o poder público se interessem no investimento da prevenção ambiental das florestas, desde canteiros de praças ou frente de ruas até grandes recantos do descanso da vida verde, para que o mais rápido possível possamos viver em paz e harmonia, homem e floresta.
Por isso hoje, a ESCOLA DE SAMBA NOVO IMPÉRIO, situada na área de ambientação sócio cultural, se importando com a questão de moradia, educação e reeducação cultural da região, alfabetização e diminuição de índice de pobreza e violência, abraça este enredo muito mais do que somente a parte folclórica e carnavalesca, mas sim de apelo e grito popular para todos que virem, ouvirem ou lerem sobre este tema, se sensibilizem e se encorajem, para juntos, tomarmos medidas sérias e cabíveis com a natureza. É preciso preservar e semear para que em um futuro próximo, possamos fazer enredos que falem de um passado tão distante de tantas coisas ruins que não nos pertencerão mais.
É com fé e muito respeito que a Associação Cultural, Social e Esportiva Grêmio Recreativo Escola da Samba NOVO IMPÉRIO traz para este carnaval, sabedoria de negros, índios, orixás e caboclos, curandeiros e pajés, médicos e bioquímicos e o povo da COMUNIDADE DE CARATOÍRA, o enredo:

“A CURA PARA O MUNDO ESTÁ AQUI! VITÓRIA, UM MANTO CHEIO DE ESPERANÇA”.

Para alegria e satisfação de todos, certos de que faremos um bom trabalho e confiáveis na vitória, pedimos licença à imprensa escrita, falada e televisada e informatizada, para a passagem da A.C.S.E.G.R.E.S. NOVO IMPÉRIO.
Com muito carinho e respeito, venho defender as cores AZUL, BRANCO E ROSA da A.C.S.E.G.R.E.S. NOVO IMPÉRIO e agradecer a confiança em meu trabalho para mais uma vez escrever meu nome nas páginas mágicas de um livro chamado carnaval...

JORGE CARIBÉ
Carnavalesco

ALESSANDRO SOUZA SANTOS
Presidente A.C.S.E.G.R.E.S. Novo Império


REGULAMENTO







Anexos 
Cronograma








3 comentários:

  1. UM ENREDO SEM DUVIDA MT RICO E LINDO.
    AVANTE NOVO IMPERIOOOOOO👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. UM ENREDO SEM DUVIDA MT RICO E LINDO.
    AVANTE NOVO IMPERIOOOOOO👏👏👏

    ResponderExcluir